O digital

Os três tipos de presença digital:

  1. A presença digital é uma extensão da presença do indivíduo no mundo físico. São colocadas no mundo digital, anexadas à(s) identidade(s) digital(ais) do indivíduo, informações (normalmente na forma de imagens, textos, vídeos, sons, músicas e interacções nas redes sociais através de botões “emotivos” – sendo o mais conhecido o gosto da rede social com símbolo azul) – que são vistas por ele como uma forma de expressão daquilo que ele é, daquilo em que ele acredita, que quer passar ao mundo. No fundo, são uma forma de expressar a sua identidade num mundo digital de pares, e com eles interagir socialmente.
  2. A presença digital não é uma extensão da presença do indivíduo no mundo físico. Ele opta por criar perfis de personalidade paralelos ao seu perfil “real”, e navegar em redes de pares sociais sob uma identidade “disfarçada”.
  3. A presença digital não é. Isto é, não existe.

É neste ponto 3 que quero focar uma breve reflexão. Como é do conhecimento geral e comum, o mundo digital, na sua forma mais básica, é representado por conjuntos de informação codificados na forma de zeros e uns. Binário. Esta linguagem de zeros e uns, armazenada num qualquer dispositivo, é acedida por outro(s) dispositivos. Uns, retransmitem-na, e outros interpretam-na. Através da descodificação de cadeias de zeros e uns, é possível transformar esta linguagem simplista nas mais complexas das representações visuais, auditivas, etc.

Zeros. e Uns.

No plano simbólico, os Uns representam a existência, o valor da unidade, da presença.

Os Zeros simbolizam o oposto deste algo, a inexistência do algo digamos assim. Podemos mesmo arriscar a dizer, representam o Nada.
Sendo assim, defendo que o nada, sendo ele representado digitalmente de uma forma tão forte e clara pela presença de um Zero, é um pólo que atrai e armazena todas as entidades digitais que não existem. Todos os indivíduos deste mundo que não possuem qualquer forma de identidade digital, são representados por este nada, por este Zero.

Criei este Zero, e guardo-o com todo o cuidado – num dispositivo de armazenamento de dados digitais.

Pois ele simboliza a maioria das pessoas.

E isso é importante de guardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *